Igreja de São Francisco de Assis em Mariana
Mariana

Veja a história da Igreja de São Francisco de Assis em Mariana

Vamos viajar?
Receba as melhores dicas sobre cidades históricas!
Quero viajar
Veja a história da Igreja de São Francisco de Assis em Mariana
AVALIE O POST!

Igreja de São Francisco de Assis em Mariana

Fotógrafo: Fabinho Augusto

A Igreja de São Francisco de Assis em Mariana faz parte de uma verdadeira composição fotográfica ao ar livre.

E não é para menos. Este maravilhoso patrimônio histórico se localiza na Praça Minas Gerais.

Este local também é conhecido como “Praça das Duas Igrejas”, que é o cartão postal mais famoso da nossa cidade. E, em minha opinião, o mais belo também.

A Praça é bem interessante. Nela se encontram as igrejas de São Francisco e de Nossa Senhora do Carmo, uma ao lado da outra.

E essa praça  também abriga o pelourinho e a Câmara dos Vereadores de Mariana, a antiga cadeia.

Mas hoje, iremos falar da Igreja de São Francisco de Assis em Mariana, a primeira construída no local. Confira mais sobre esta beleza:

A Construção da Igreja de São Francisco de Assis em Mariana

Localizada bem em frente à câmera dos vereadores e ao lado de sua igreja-irmã, Nossa Senhora do Carmo, a Igreja São de Francisco de Assis em Mariana deu seus primeiros sinais de vida em 1763 e chegou a maturidade em 1794.

Foi elaborada em rococó, estilo famoso e posterior ao barroco mineiro. A catedral foi projetada por José Pereira dos Santos e a fachada é de autoria de José Pereira Arouca.

Possui também risco na portada, elementos ornamentais como púlpitos, retábulo-mor, lavabo e teto da capela-mor. Este foi criado por ninguém menos que Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho.

Suas pinturas, na nave e na sacristia, são de autoria de Manuel da Costa Ataíde, importantíssimo pintor mineiro e brasileiro que, junto de Aleijadinho, são considerados os principais nomes da arte colonial brasileira.

A catedral foi construída quando Mariana estava em seu auge. Por conta disso, sua fachada, acabamentos e detalhes cobertos de ouro no seu interior são considerados um marco social, religioso e artístico de nossa cidade.

Curiosidades sobre a Igreja

Um fato curioso e interessante é que na igreja se encontram os restos mortais de Manuel da Costa Ataíde. É um cidadão marianense que deixou a sua assinatura na basílica.

Outro fato importante diz respeito à localização e época da construção desta igreja.

Ela é resultado da disputa entre duas diferentes irmandades, a Ordem Franciscana e a Terceira Ordem de Nossa Senhora do Carmo.

Did you know banner BR

Ambas escolheram o mesmo lugar, a Praça Minas Gerais, para construírem ambas as catedrais, uma ao lado da outra a outra.

Estas duas belezas foram resultado de uma intensa disputa pelo poder entre as duas ordens.

Outro ponto é que região geográfica é muito favorável. Localiza-se em uma parte relativamente alta da cidade e que possibilita a multiplicação dos pontos de vista de quem irá visitá-la.

Ao subir as ruas íngremes para chegar até a igreja, você pode vê-la surgir aos poucos e observá-la por inteiro antes mesmo de chegar até ao local.

Isso ocorre devido a sua localização.

Ao chegar até ela, pode-se contemplá-la totalmente, tornando o local um ponto extremamente estratégico. Além da confortável proximidade com a igreja da Sé, que fica pertinho dali,  e com o centro comercial de Mariana.

Infelizmente a Igreja de São Francisco de Assis em Mariana se encontra fechada para visitação desde 2009, por ordem do IPHAN que determinou a sua reforma.

Mas vale a pena ir até a praça para ver a sua bela fachada e para vislumbrar a linda vista e história que o lugar proporciona.

E não deixe de visitar pelo menos a Praça Minas Gerais. Apenas a visão externa desta Igreja deslumbra qualquer um.

E não deixe de compartilhar este texto e de se inscrever em nossa Lista VIP. E confira mais sobre pontos turísticos de Mariana, lendo este post.

Histórias de Assombração
Não fazemos Spam
Receba tudo no seu e-mail!
INSCREVA-SE!

    The author: Gabriela Pinheiro

    Professora que se encantou pelo caminho das palavras e das imagens e usa os seus dons para cultivar o turismo em nossas maravilhosas cidades históricas.
    Histórias de Assombração
    Não fazemos Spam
    Receba tudo no seu e-mail!
    INSCREVA-SE!
    Vamos viajar?
    Receba as melhores dicas sobre cidades históricas!
    Quero viajar