cidades historicas de minas ouro preto
cidades históricas

Conheça as cidades históricas de Minas que são referências turísticas no Brasil

Vamos viajar?
Receba as melhores dicas sobre cidades históricas!
Quero viajar
Conheça as cidades históricas de Minas que são referências turísticas no Brasil
AVALIE O POST!

Os estados brasileiros possuem muitas riquezas diversificadas. Seja o Olodum, na Bahia, seja o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, seja a moqueca capixaba, de Vila Velha, cada localidade tem uma ótima representação. E as cidades históricas de Minas não fazem por menos. São de importância fundamental para o turismo no Brasil.

Por isso, listei, com base em dados do Ministério do Turismo, quais as cidades históricas de Minas têm o maior potencial de atração.

E, claro, aproveitei também para listar o que cada uma delas tem de melhor. Confira!

Ouro Preto

cidades historicas de minas ouro preto
Ouro Preto é linda demais da conta, sô!

Fotógrafo: Fabinho Augusto

Vamos começar por Ouro Preto, já que como ex-aluno da Ufop, sou prata da casa. Então, até fica mais fácil de comentar.

E como a ideia do portal Outros Relatos é ser mais lado B, vou deixar umas dicas diferentes.

Mas, sim, viste o Museu dos Inconfidentes. Dê uma boa volta pela Praça Tiradentes e passe pela Casa dos Contos. E, se puder, dê uma passadinha pelo Museu de Mineralogia, da Escola de Minas. É muito legal!

Mas faça o seguinte também:

Dê uma passada no Museu Aleijadinho, que é lindo e possui ambientes interessantes. E o mais legal é que ele não fica apenas em um lugar, mas é repartido em 3. Ele acompanha 3 igrejas, que também são museus. Igreja Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Mercês e São Francisco de Assis.

E fique tranquilo que essas três igrejas são bem próximas do Centro. A mais afastada é de Nossa Senhora da Conceição, que fica em um bairro vizinho da área central: Antônio Dias.

Também sugiro que dê uma passada no Barroco, no bairro da Barra, e no Satélite, que fica na Rua Direita – a principal rua de Ouro Preto.

Paracatu

cidades historicas de minas paracatu
As riquezas naturais são certamente um ponto forte no turismo paracatuense. E não é para menos!

Fotógrafo: Tiago Firmino Boaventura • Licença: (CC BY 3.0)

Esta cidade é a grande representante da história em Minas Gerais na região noroeste do estado.

Possui um grande nível de conservação e, por conta da grande proximidade com a região mais central do Brasil, acaba sendo destino turístico de moradores dessa região. Brasília, por exemplo, é uma grande emissora de turistas para Paracatu.

E seu turismo possui duas vertentes fortes, a cultural e o ecoturismo.

Na parte cultural, podem-se citar as igrejas, museus, como a Casa de Cultura e o Museu Histórico de Paracatu, e o próprio Centro Histórico.

Na parte de ecoturismo, pode-se afirmar com tranquilidade que a cidade é repleta de cachoeiras interessantes, cavernas bonitas – que podem ser seguramente visitadas com a presença dos guias – e estradas para trilhas.

Tiradentes

cidades historicas de minas tiradentes
Tiradentes é pequena e acolhedora, mas sua Matriz de Santo Antônio é bem grandiosa!

Fotógrafo: Rejane Sarmento • Licença: (CC BY-SA 4.0)

Esta é uma cidadezinha interessante. E, como tal, o que vale é ser teleportado diretamente para o século XVIII quando se põe os pés nela.

Mas é importante ter em mente que não é uma cidade onde há grande ostentação de ouro. Mas se pode pontuar que nela há museus interessantes, como o Pe. Toledo e o de Arte Sacra. Ambos exibem uma vasta coleção de obras do período colonial.

Além disso, é possível fazer um passeio noturno de Jardineira, que é um modelo antigo de carro.

Você pode também dar algumas voltas nas charretes e ainda tem o passeio de trem, que faz o transporte da cidade de Tiradentes para São João Del Rei, e vice-versa. É uma bela locomotiva a vapor. Vale a pena conferir!

Além disso, é possível também visitar o alambique mais antigo do Brasil em funcionamento. E não deixe de conhecer a Matriz de Santo Antônio, que é uma das obras mais importantes e imponentes do barroco colonial.

São João Del Rei

cidades historicas de minas sao joao del rei
As Igrejas de São João Del Rei são realmente imponentes. E a Igreja de São Francisco de Assis é uma delas.

Fotógrafo: Eunice R. S. Falcão • Licença: (CC BY-SA 4.0)

São João tem características interessantes e distintas de sua vizinha, Tiradentes. São duas cidades históricas bem preservadas, mas cada qual com o seu próprio jeitinho.

Por isso, quando visitar uma das duas, visite a outra. Essa é a primeira dica.

Além disso, há que se contar que São João é uma das mais imponentes cidades históricas de Minas, sendo comparada com Ouro Preto. A Igreja do Pilar, de São João, por exemplo, é considerada a quarta mais rica do Brasil em ouro.

E além dessa maravilha, há outras como a Igreja de São Francisco de Assis, que possui um dos toques de sino mais bonitos de Minas Gerais.

Diamantina

cidades historicas de minas diamantina
Carinhosamente chamada de Casa de Juscelino, a residência do falecido ex-presidente é cartão de visitas na cidade

Fotógrafo: Reziere Degobi • Licença: (CC BY-SA 4.0)

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais considera Diamantina como parte da Região das Histórias.

E não é para menos. Diamantina é parte da Estrada Real, foi o coração do ciclo dos diamantes no Brasil Colonial e foi morada de ilustres, como Juscelino Kubistchek e Chica da Silva.

E tem belas igrejas também, assim como museus interessantes para se conhecer.

O Museu do Diamante e a Casa da Glória, por exemplo, são locais bem interessantes para se conhecer e são de fácil acesso. Estão sempre abertos – conforme seus horários de funcionamento – e ambos ficam no Centro Histórico.

Além disso, se estiver no final de semana em Diamantina, conheça o Mercado Municipal. Ele é bem interessante e, além da venda de especiarias e artesanato local, há apresentações musicais, que rolam de dia e de noite.

As cidades históricas de Minas são o máximo!

Bem, este foi um texto um pouco resumido sobre cidades históricas. E o ênfase foi justamente naquelas paragens históricas que oferecem mais condições e equipamentos turísticos dentro do estado de Minas Gerais. E isso, levando em conta também o nível de preservação patrimonial.

Por conta disso, listamos as cidades históricas de Minas que foram mais bem pontuadas pelo Ministério do Turismo. Ou seja, foi este órgão que definiu os parâmetros de atendimento que cada cidade turística brasileira consegue oferecer.

E se quiser mais informações sobre cidades históricas de Minas, fique à vontade para se cadastrar em nossa Lista Vip para receber informações diferenciadas e exclusivas em seu e-mail.

E compartilhe este conteúdo com seus queridos amigos e confira as ofertas imperdíveis que a hoteis.com separou para você!

Descubra BR 500x500

Histórias de Assombração
Não fazemos Spam
Receba tudo no seu e-mail!
INSCREVA-SE!

    The author: Fábio Seletti

    Jornalista. Paulista de nascimento. Mineiro de Coração.
    Histórias de Assombração
    Não fazemos Spam
    Receba tudo no seu e-mail!
    INSCREVA-SE!
    Vamos viajar?
    Receba as melhores dicas sobre cidades históricas!
    Quero viajar